Licenciamento de marcas no mundo real (Parte 2)

corporate-management-strategy-solution-branding-concept

Nosso encontro mensal nesta coluna seguirá um tema de grande interesse e de inúmeras possibilidades: o licenciamento de marca. Recapitulando a primeira parte deste tema, comecei a falar sobre as possibilidades de ganhar dinheiro com uma marca. Das mais renomadas empresas aos inexperientes empreendedores locais, todos podem ganhar dinheiro com o licenciamento de marcas, desde […]

A relevância do movimento B Corp para processos seletivos socialmente efetivos em vendas

B-Corp

Basicamente, o mercado em si aponta uma questão: o profissional a ser contratado exige uma qualidade muito, mas muito, intrínseca… hoje, mais do que nunca, é preciso “redefinir o conceito de sucesso nos negócios”. Isso, a grosso modo, pode soar completamente abstrato no ramo empresarial. No entanto, atribuído ao contexto do Movimento B Corp, nada […]

Sociedade Limitada x Sociedade Anônima: 3 diferenças para você nunca errar

modern-business-building-scenery-touching-skymodern-business-building-scenery-touching-sky

Entender e saber diferenciar a sociedade limitada da sociedade anônima é imprescindível para qualquer empresário que está iniciando o seu negócio. Você sabe dizer qual é a diferença entre elas? Quando uma empresa é LTDA ou S.A? São diversas as diferenças entre os modelos societários para abrir uma empresa. No artigo de hoje, explicarei sobre […]

Licenciamento de marcas no mundo real (Parte 1)

young-businesswoman-thinking-working

Nosso encontro mensal nesta coluna abrirá um tema de grande interesse e de inúmeras possibilidades: o licenciamento de marca. Justamente pela quantidade de possibilidades reais e casos interessantes, entendi que seria mais adequado dividir o tema em alguns encontros. Sabendo que as últimas três matérias abordaram o sucesso e o interesse de empresas em contar […]

McDonald’s, concorrência desleal e a importância do uso da marca

McDonald's-Svedala

A coluna deste mês busca analisar um litígio ocorrido entre duas redes de fast food pelo direito ao uso exclusivo da marca, o ocorrido e consequentemente o julgamento aconteceu na União Europeia, de maneira que a análise será com base na legislação europeia, bem como, a partir de conceitos, doutrinas e princípios aceitos na União […]

Recuperações e Falências: Breves considerações acerca das consolidações judiciais

good-looking-stylish-smart-female-psychologist-with-dark-skin-white-collar-shirt-pants-touching-glasses-smiling-with-self-assured-expression-gazing

Como dito na coluna anteior, até o ano de 2020, tema fundamental para a disciplina que não possuía tratamento específico na Lei nº 11.101/2005 (LRF) se referia ao processamento da recuperação judicial de grupos de empresas em um mesmo procedimento (consolidação processual), tal como a possibilidade de apresentação de um único plano de recuperação judicial […]

Superatletas e sua relação com as marcas (Parte 2)

fighting-close-up-legs-professional-soccer-football-players-fighting-ball-field-isolated-white-wall-concept-action-motion-high-tensioned-emotion-during-game-cropped-image

Retomamos a nossa coluna mensal prosseguindo com a apaixonante pauta esportiva no mundo de marcas. Como dito anteriormente nesta coluna, nas últimas décadas, os atletas passaram a vivenciar uma mudança importante no rumo de suas carreiras. A paixão dos fãs de esportes passou a ser endereçada com investimentos polpudos nas marcas de seus ídolos. O […]

Recuperações e Falências: Breves considerações acerca das consolidações processuais

portrait-pensive-young-girl-making-notes

Até o ano de 2020, um tema importante que não possuía tratamento específico na Lei nº 11.101/2005 (LRF) se refere ao processamento da recuperação judicial de grupos de empresas em um mesmo procedimento (consolidação processual), tal como a possibilidade de apresentação de um único plano de recuperação judicial para as empresas que integram o mesmo […]

Superatletas e sua relação com as marcas (Parte 1)

woman-getting-ready-run

Estamos em nosso quinto encontro e, após uma pausa para falar sobre a guerra na Ucrânia, é hora de retomar a pauta esportiva no mundo de marcas. Este colunista é apaixonado por esportes desde que tem memória sobre a sua própria vida. O esporte move e fascina multidões desde os tempos antigos. Com o passar […]