2ª Conferência Regional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). “Qual justiça penal queremos?

2ª Conferência Regional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). “Qual justiça penal queremos?

Conferência Regional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM)

Ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro de 2023, a segunda edição da Conferência Regional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Com o tema “Qual justiça penal queremos?”. O evento foi sediado pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep).

O evento abordou questões contemporâneas do nosso sistema penal de justiça e democracia, com destaque para brilhante palestra do professor Thiago Teixeira sobre o tema: a produção do corpo público e os limites da justiça.

“Políticas de extermínio fabricam um corpo que é acionado publicamente como corpo vulnerável ou precarizado”, iniciou. “Sabemos que precariedade e vulnerabilidade não são condições ontológicas, não são condições da própria existência, inatas aos sujeitos. Precariedade é uma produção técnico-política e discursiva. Então, você precisa construir um discurso sobre um corpo a partir da raça, do gênero, da sexualidade, desses instrumentos que são administrados por forças políticas de aniquilamento, para dizer que este corpo pode ser violentado ou violado publicamente”, disse.1

O primeiro dia de evento contou com os seguintes painéis:

  • Mesa de abertura – com a participação da coordenadora da Escola Superior da DPMG, defensora pública Silvana Lobo; do presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), Renato Stanziola; da diretora nacional do IBCCRIM, Fernanda Valle; e do presidente do Instituto de Ciências Penais (ICP), Leonardo Marinho
  • Painel de abertura: Qual Justiça Penal buscamos? – o painel de abertura teve como debatedores a deputada estadual, advogada e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Andreia de Jesus; a coordenadora e mobilizadora social da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, Dona Tereza; e o mestre e doutorando em Direito Penal pela PUC-MG, defensor público da DPMG, Rômulo Carvalho como debatedores. A mediação foi feita por Flávia Penna.

O segundo dia de evento contou com os seguintes painéis:

  • Painel 1 | Quais são os limites da justiça? – No segundo dia de conferência participaram como debatedores professor do Departamento de Filosofia da PUC Minas, Thiago Teixeira; o mestre em Novos Direitos, Novos Sujeitos, pela Universidade Federal do Ouro Preto, Rafael Aguiar; e a advogada criminalista, doutoranda e mestre em Direito Penal pela UFMG, Regina Juncal. A mediação foi feita por Bárbara Dias.
  • Painel 2 | Dogmática Penal e Atualidade – Para o segundo painel, a conferência contou com a participação do doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra, Marcelo Almeida Ruivo; e do advogado criminalista, doutor e mestre em Direito pela PUC Minas, Henrique Viana Pereira. A mediação foi feita por Fernanda Valle e Isabele Lisboa.
  • Painel 3 | Processo Penal como Instrumento de Liberdade – Para o terceiro painel da conferência estiveram presentes a advogada e mestra e doutora em Direito Processual pela PUC Minas, Aline Nahass; a mestra em Direito pela UFMG, Paula Brener; e da advogada criminalista, doutora em Processo Penal pela PUC/SP, Maria Carolina Amorim. A mediação foi feita por Eduardo Milhomens e Rafael Lima Ribeiro.
  • Painel 4 | Direitos Humanos, Gênero e Justiça Penal – Para o quarto painel, a conferência contou com a participação da defensora pública no Estado de Minas Gerais desde 1994 e ex-defensora-geral, Andrea Abritta; da defensora pública do Estado de Minas Gerais, pós-graduada em Direito Público e pós-graduada em Direito Privado, Mariana Carvalho De Paula Lima; e da advogada, professora, doutora em Direito Penal pela PUC Minas, Flávia Penna. A mediação foi feita por Amanda Souza.
  • Painel de Encerramento – O pós-doutor pela Universidade de Frankfurt am Main, doutor em Direito pela UFRJ, Juarez Tavares, realizou a palestra de encerramento da II Conferência Regional IBCCRIM.

O evento foi uma oportunidade de trocas significativas, e de reflexão acerca do sistema penal de justiça e da democracia.

 

Referências

____________________

1. DPMG sedia ‘Conferência Regional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais’ com especialistas para debater Justiça Penal. Defensoria Pública de Minas Gerais. Disponível em: link. Acesso em: 16 set. 2023.

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio