Ontem, 03 de julho de 2022, ocorreu a primeira fase do XXXV Exame de Ordem. Após a prova, os ânimos aumentam e muitos cursos preparatórios já começam a divulgação dos materiais voltados à segunda fase do certame. Muitos deles iniciam as aulas nesta segunda e possuem ofertas promocionais para os examinandos que os contratarem na primeira semana. Diante disso, acredito ser relevante apresentar algumas dicas para os próximos dias, que sucedem a primeira fase.
Normalmente, o gabarito preliminar é divulgado no próprio domingo. Então, temos três situações distintas, sendo relevante ponderar cada uma delas. A primeira, se refere àquele examinando que diante do resultado preliminar obteve pontuação suficiente para prosseguir para a próxima etapa do certame. A segunda, se trata dos examinandos que não obtiveram a pontuação necessária para avançar. A terceira, por sua vez, remete àqueles que estão pendentes por um ou dois pontos e aguardam uma possível anulação de questões para a aprovação.
Em todos esses casos, acredito que em um primeiro momento é necessário descansar. Isso porque a preparação para o Exame de Ordem é cansativa para quem se dedica. Tirem uma semana para repousar, ver filmes, séries, passear. O descanso também faz parte do processo. Considerando que a segunda fase será realizada no dia 28 de agosto de 2022, do dia 11 de julho até a data da prova haverá 48 (quarenta e oito) dias para a preparação, prazo suficiente para rever o conteúdo necessário para o certame.
Após o descanso, quem está aprovado deverá iniciar sua preparação para a segunda fase. Faço a mesma recomendação a quem está aguardando anulações de questões. Isso porque, caso haja a anulação, a preparação já terá se iniciado, caso contrário, o conhecimento adquirido poderá ser utilizado para a primeira fase do próximo Exame. Para aqueles que ainda não conquistaram a aprovação: descanse mais um pouco, depois reveja os pontos que ficaram deficientes na prova.
Aos aprovados, realize, imediatamente, um cronograma de estudos, de acordo com sua rotina. E não se esqueça: estudar por 30 (trinta) minutos diariamente é melhor do que não estudar. Analise se será possível adquirir um curso preparatório. A carga horária desses, normalmente, é extensa. Sendo assim, observe não só o aspecto financeiro, mas sua disponibilidade para assistir ao conteúdo.
Caso não consiga adquirir um curso, refaça as provas antigas da OAB, assista aulas gratuitas no Youtube, aproveite simulados e materiais disponibilizados pelos cursinhos em outras oportunidades. Já disse por aqui e reforço: A OAB tende a repetir a cobrança de teses muito similares nos Exames. Por isso, o principal exercício nesse momento é mapear o que já foi cobrado e verificar se consegue desenvolver a narrativa a partir disso.
Por fim, recordo aos que não foram aprovados que essa é só mais fase da graduação em Direito. Não passar não significa absolutamente nada. A prova da OAB não se refere apenas ao conteúdo estudado ao longo da graduação, mas sobre gestão do tempo e controle emocional. Não desistam, a aprovação virá. Descansem, retomem os estudos, mapeiem o que foi deficiente e prossigam até conseguir.
____________________