Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. A jurista, Luciana Simon de Paula Leite, passa assinar uma coluna mensal denominada “Conversando Sobre o Direito das Mulheres”.
A jurista que passa a assinar a coluna “Conversando Sobre o Direito das Mulheres” possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e especialização em Especialização em Direito de Família e Sucessões pela Escola Paulista de Direito (2017). E atualmente é Juíza de Direito de Entrância Final da Tribunal de Justiça de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político.
A jurista destaca que:
Por que precisamos do Direito das Mulheres? Porque somos a maioria da população e não possuímos representação política condizente. Porque muitas de nós não ostentam condições mínimas para aquisição de conhecimentos, inserção no mercado de trabalho, percepção de salários paritários em relação aos homens no desempenho das mesmas funções e vida digna. Outras tantas, em profusão, sofrem violência doméstica, obstétrica, assédio moral, sexual , dentre outros. E diversos relacionamentos afetivos ainda se desenvolvem sem troca , igualdade , respeito e não subserviência. Então, vamos refletir sobre o artigo 5o , inciso I da Carta Magna!
A criação da coluna “Conversando Sobre o Direito das Mulheres” é um reflexo dos novos tempos, nos quais faz-se necessário (re)pensar o direito para além do mero estado da arte, realizando críticas e prospecções de modo a aventar novos rumos, interlocuções e correntes de pensamento que privilegiem, sobretudo, o direito das mulheres.
____________________
Equipe Magis