Sem dúvidas, o tópico mais temido pelos pesquisadores e um dos mais observados pela banca. Para a maioria dos pesquisadores, o sumário, também conhecido como índice,1 é uma das etapas mais complexas da construção do texto acadêmico. Do iniciante ao mais avançado, este é um tópico que costuma gerar inseguranças e incertezas sobre se, de fato, as seções2 e as subseções3 de abordagem traçam uma boa representação do objeto e respondem satisfatoriamente o problema.
Por um lado, pela perspectiva do pesquisador, este é um dos tópicos mais temidos, pois não é um tema muito discutido nas aulas mais clássicas de metodologia. Além disso, trata-se da construção de um item enquanto o texto é ainda apenas um projeto. Portanto, para aqueles que não tem facilidade com a visualização macro a partir de uma questão micro, este é um item desafiador. Por fim, o desenvolvimento do sumário exige o exercício da criatividade, que necessita de constante prática para se tornar mais fluida.
Por outro, sob a ótica do avaliador, ele é fundamental para conhecer um pouco mais sobre como o texto será desenrolado, uma vez que ele dará uma visão mais detalhada sobre as discussões de cada seção e subseção. De mais a mais, demonstrará se a conexão e o diálogo entre as etapas de construção do projeto e do texto acadêmico foram observadas. E, por conseguinte, será possível comprovar a familiaridade do pesquisador com o desenvolvimento de documentos acadêmicos, haja vista que é possível compreender o nível de aprofundamento da pesquisa por meio do sumário.
Assim como todas as demais etapas da construção de um projeto e/ou texto acadêmico, existem contornos que devem ser observados para facilitar sua produção. A principal delas é o diálogo com os objetivos específicos.4 Se os objetivos específicos forem sistematicamente elaborados,5 é bastante provável que a quantidade de objetivos seja idêntica ou, ao menos, semelhante a das seções do sumário. Com base nisso, é necessário, portanto, que o sumário reflita os objetivos específicos, justamente porque o pesquisador desenvolverá em cada seção um objetivo específico para, então, responder a pergunta, confirmar/refutar a hipótese e alcançar o objetivo geral proposto pelo projeto.
É importante lembrar que, enquanto o documento acadêmico estiver sendo escrito na modalidade de projeto de pesquisa, o sumário será provisório.7 Portanto, apesar de o pesquisador estar sujeito a construí-lo com o máximo de compromisso possível, não necessariamente os títulos e subtítulos precisarão estar prontos e definidos desde já. É possível que ele seja modificado à medida que for necessário ao longo do desenvolvimento da pesquisa final, uma vez que as leituras e as técnicas consubstanciadas no decorrer da pesquisa possuem influência na última versão do documento acadêmico.
Apesar de o sumário não ser um requisito comum em todos os projetos de pesquisa em processos seletivos para ingresso em programas de pós-graduação, quando são solicitados pelo edital, podem gerar inseguranças nos pesquisadores. No entanto, esta hesitação pode se transformar em um conhecimento mais sólido se o sumário for construído em harmonia com os objetivos específicos. Logo, assim como todos os demais tópicos de um projeto de pesquisa e/ou de outros trabalhos acadêmicos, o sumário apresenta uma metodologia que, quando estudada, é capaz de simplificar seu processo criativo.
____________________
Márcia Carolina Santos Trivellato
Referências
________________________________________
1. Os termos sumário e índice são utilizados como sinônimos, inclusive esta é a abordagem desse texto. Porém, é importante ressaltar que, ao analisar a semântica e o significado de cada uma delas, é possível verificar que elas possuem significados distintos. Sendo assim, “sumário é a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede e índice é uma enumeração detalhada, em ordem alfabética, dos nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (informação verbal, por telefone)” (MONTEIRO, Gilson Vieira. Sumário ou índice? Conceitos, definições e controvérsias. Problema Léxico, [s.l.], v. 13, n. 2, [s.p.], abr. 1998. Disponível em: https://bit.ly/3vamkgy. Acesso em: 18 fev. 2022, s.p.).
2. Leia-se capítulos (TCC, dissertação e tese) e tópicos (artigos e outros trabalhos acadêmicos).
3. Remete a subcapítulos (TCC, dissertação e tese) e subtópicos (artigos e outros trabalhos acadêmicos).
4. Para entender melhor sobre os objetivos específicos: TRIVELLATO, Márcia Carolina Santos; FELÍCIO, Olívia Maria Silva. A construção dos objetivos. Magis Portal Jurídico, Belo Horizonte, 23 jan. 2022. Disponível em: https://bit.ly/36vOdp9. Acesso em: 18 fev. 2022.
5. Em outras palavras, são aqueles cuidadosamente construídos para, em conjunto, responderem a pergunta e atingirem o objetivo geral. Para atingir a máxima sistematização, é necessário refletir sobre o que cada objetivo específico significa em cada etapa de construção do texto acadêmico. Portanto, não se trata de quantidade, mas de qualidade dos objetivos específicos apontados.
6. Não só o sumário, mas todo o texto.