A construção dos objetivos

A construção dos objetivos

Após a construção do tema-problema, da hipótese e da justificativa, os objetivos costumam ser o próximo passo. Neste tópico, o pesquisador terá como principal tarefa apresentar os motivos que impulsionam a sua pesquisa. Por meio deles, o leitor conseguirá identificar de maneira mais fácil qual a principal finalidade do texto, bem como os propósitos secundários.

É possível pensar nesta etapa como uma espécie de to do list,1 que direcionará a escrita do investigador. Nesse sentido, em um projeto de pesquisa, os objetivos devem ser elencados em formato de lista não só por questões organizacionais, mas também para a melhor visualização por parte do leitor. Mas esta poderá ser apresentada de forma diversa a critério do pesquisador, como destaca Miracy:

Os objetivos da pesquisa podem ser apresentados de forma dissertativa em um texto único que aborda o tema sem destacar suas partes. Essa, entretanto, não é a melhor forma de apresentação, tanto para o pesquisador ou uma equipe de investigação, quanto para o comité ou banca que irá julgar o projeto. Na maioria das vezes, quando o pesquisador está em fase de iniciação à pesquisa, ele se perde nesta dissertação sem destacar os objetivos de forma mais precisa.2 

Por outro lado, em documentos acadêmicos finalizados (e.g. artigos, capítulos de livros, dissertações e teses), deve ser apresentado no corpo do texto em formato de parágrafo para não fugir da estilística destes arquivos. Além disso, eles devem ser apresentados no tópico da introdução, antes do parágrafo referente à metodologia. Este local de apresentação dos objetivos é estratégico, a fim de que o leitor possa conhecer desde logo a quem a pesquisa se destina. Portanto, através dos objetivos é possível que o leitor tenha uma visão ampla e resumida do conteúdo do texto, antes mesmo de lê-lo por completo.

Outra obrigatoriedade quanto aos objetivos é iniciar a frase com verbos em sua forma infinitiva (com terminações em -ar, -er, -ir). Tem-se que o infinitivo que permite uma maior objetividade da apreensão da amplitude que se pretende destacar,3 para Miracy “alguns verbos são mais adequados para a apresentação do conteúdo de um objetivo geral, ou seja, o produto da investigação”.4

A escrita com esta estilística está diretamente ligada ao fato de os objetivos representarem ações pretendidas para comprovar ou refutar a hipótese por meio do desenvolvimento dos argumentos e contra-argumentos expostos em cada um dos capítulos. Portanto, é necessário estar atento ao escrever os objetivos, uma vez que a indicação dos verbos no infinitivo não é uma opção, mas sim um requisito essencial para sua construção. Alguns verbos utilizados com frequência são desenvolver, investigar, pesquisar, analisar, construir, verificar, observar, apresentar e propor.

É importante também indicar que os objetivos são divididos em duas classes: (i) o objetivo geral; e (ii) os objetivos específicos. O objetivo geral trata do que o seu texto, como um todo, pretende perseguir ao longo da pesquisa. Em regra, ele costuma coincidir com a pergunta, pois ambos os elementos irão guiar seu texto para a finalização. E, por conseguinte, costuma ser constituído de um só objetivo, a menos que o autor tenha apresentado mais de uma pergunta. Por sua vez, os objetivos específicos apresentam o(s) principal(is) foco(s) de cada capítulo. E, por conta disso, em termos de quantidade, costumam ser bem próximos (em mesmo número ou em número um pouco maior) que os capítulos pretendidos. São eles quem vão auxiliar o leitor a identificar os principais tópicos tratados ao longo do texto.

Portanto, o objetivo geral e os objetivos específicos de um texto acadêmico são um guia para o autor e para o leitor. Por um lado, são uma espécie de to do list para o escritor, uma vez que não deixa perder de vista os principais tópicos a serem abordados/respondidos durante a produção escrita. Por outro, são uma espécie de cartão de visita para quem vai lê-lo, já que apresenta as principais matérias que o documento irá abordar. Caso eles não fossem apresentados, seria possível que a finalização do texto fosse dificultada, principalmente nos documentos mais longos. Isto porque o pesquisador poderia se distanciar do caminho de construção (objetivos específicos) para responder sua pergunta (objetivo geral). Sendo assim, não há dúvidas de que os objetivos são elementos essenciais do texto acadêmico.

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Márcia Carolina Santos Trivellato

Olívia Maria Silva Felício

 

Referências

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1. Em tradução livre para o português, trata-se de lista com atividades para serem realizadas ao longo do dia, da semana, do mês e/ou do ano.

2. GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a Pesquisa Jurídica: teoria e prática. 5. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2020, p. 111.

3. GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a Pesquisa Jurídica: teoria e prática. 5. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2020, p.111.

4. GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a Pesquisa Jurídica: teoria e prática. 5. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2020, p. 112.

 

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