A Revolução Digital Empresarial – A nova Coluna do Portal Jurídico Magis

A Revolução Digital Empresarial – A nova Coluna do Portal Jurídico Magis

close-up-businessman-with-digital-tablet

Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. O jurista Bernardo Rocha da Motta Pereira passa a assinar uma coluna quinzenal denominada “A Revolução Digital Empresarial” no Portal Jurídico Magis a partir do dia 19 de agosto (quinta-feira).

O jurista que passa a assinar a coluna “A Revolução Digital Empresarial” é egresso do curso Direito do  Centro Universitário Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro. E atualmente está vinculado ao programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa com ênfase em Direito Privado e Direitos Humanos, especialmente no tocante aos reflexos do desenvolvimento tecnológico na esfera do direito empresarial.

O tema de Direito Digital é, indubitavelmente, o tema da década, não somente no Brasil e nos E.U.A., mas em todo o mundo. O tema ganha maior relevância quando associado aos mais diversos eixos do direito, notadamente o direito empresarial, na medida em que a área cuida da relações comerciais, e por consequente, acaba impactado todo espectro econômico.

O jurista destaca que:

“A mercantilização existe deste os primeiros indícios de organização social. A busca por insumos, por consumidores, por expandir a capacidade produtiva, por lucratividade, todos esses fatores levaram e levam a sociedade a se mover em direção ao futuro, ao progresso. Joseph Alois Schumpeter diz que o capitalismo não pode ser estacionário, e assim não o é. Com advento de tecnologias disruptivas que reconfiguram a sociedade em todas as suas camadas, sociais, afetivas e mercantis, o Direito deve se manter a par de célere transformação, tutelando os novos mecanismos e meios de produzir, de se relacionar, de consumir.”

A criação da coluna “A Revolução Digital Empresarial” é um reflexo dos novos tempos, nos quais não é suficiente o estudo das competência básicas do direito, mas se faz necessário o conhecimento e aprofundamento nas temáticas do direito digital, notadamente em relação as implicações do desenvolvimento tecnológico no direito empresarial.

____________________

Equipe Magis

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio