Em 24 de janeiro de 2022, foi disponibilizada a pré-venda da obra “Preços Personalizados à luz da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – viabilidade econômica e juridicidade”, escrita por Pietra Quinelato. A obra, conta, ainda, com o prefácio da exímia professora Juliana Domingues.
Para a autora:
Havendo a opção de pagar mais ou menos por um mesmo produto ou serviço, a escolha mais provável a ser feita por qualquer consumidor será a segunda. Mas e se essa escolha não for feita pelo consumidor e o seu comportamento influenciar no preço cobrado? Há um limite para que sociedades empresárias realizem tal prática? A busca por respostas a essas questões motivaram a autora a escrever a obra.
O avanço das tecnologias influenciou na capacidade de sociedades empresárias tratarem dados pessoais para personalização de produtos, serviços e, consequentemente, preços, principalmente em plataformas de comércio eletrônico. No entanto, existem limites legais a serem seguidos, sendo fundamental compreender a viabilidade econômica ao lado da juridicidade da precificação personalizada à luz da LGPD.
Diante da escassez da literatura sobre o tema e a utilização exponencial desta dinâmica no comércio eletrônico, esta obra contextualiza a Sociedade da Informação, as novas características do consumidor do mundo digital, a conceituação e exemplos de preços discriminatórios e personalizados, a percepção dos indivíduos sobre tal dinâmica e a análise jurídica a respeito do tema.
A obra traz um convite genuíno à reflexão de temas atuais, pelos quais os leitores – não apenas estudantes e juristas – poderão se debruçar em reflexões profundas. Tais reflexões serão o foco de grandes debates nos próximos anos.
Aos leitores interessados na temática, a obra pode ser adquirida por intermédio do site da Editora Foco.
____________________
Equipe Magis