Metas De Ano Novo E Exame De Ordem: A Importância Do Foco No Processo De Preparação

Metas De Ano Novo E Exame De Ordem: A Importância Do Foco No Processo De Preparação

happy-curly-woman-holds-periods-calendar

Normalmente, a chegada de um novo ano gera nos seres humanos o desejo de manter ou modificar hábitos, estabelecer metas e conquistar aspirações. É muito comum que os acadêmicos de Direito, especialmente aqueles que estão no último ano de curso, coloquem como meta a aprovação no Exame de Ordem para o ano vindouro. Inegavelmente, há um ano este também era meu objetivo. Cito como exemplo a meta estabelecida em meu planner para o ano de 2021: “passar na OAB”. Apesar de conseguir conquistá-la, acredito que a forma como foi elaborada me causou mais sofrimento mental, principalmente ansiedade, trazendo, assim, mais prejuízo do que benefício.

Isso porque ao colocar como meta apenas a obtenção da Carteira de Advogado, o foco permanece de forma única e exclusiva sob a aprovação. Pouco se reflete sobre o processo de preparação para esta conquista, sobre os anos dedicados à vida acadêmica, tampouco sobre os acontecimentos entre a data de publicação do edital e a realização do certame, como ocorreu com a Pandemia. Assim, estabelecer uma meta de forma tão direta, pode fazer com que uma falha signifique muito mais do que realmente é.

Lembre-se que a aprovação no Exame de Ordem não é uma certeza, depende de diversos fatores, alguns deles são impossíveis de controlarmos, como o local de prova, a temperatura do local, a avaliação do examinador. Por isso, é importante que as metas relacionadas à prova não sejam vinculadas apenas a aprovação, mas a todo o processo de preparação.

Sugiro que ao invés de colocar como meta a aprovação no certame, você se comprometa com metas menores, tangíveis e que dependem apenas de você e de sua força de vontade. Pense em criar o hábito de estudar todos os dias, nem que seja apenas uma hora; resolver uma quantidade de questões diárias; deixar os eletrônicos de lado no momento dos estudos; meditar nos momentos de maior tensão; beber mais água; colocar os exames médicos em dia; e até mesmo contar com a ajuda de uma profissional da saúde para ouvir sobre seus medos e anseios. Mais do que hábitos de estudo, desenvolva hábitos para fazer de você um indivíduo saudável fisicamente e mentalmente.

Faça o máximo que puder para conquistar o seu objetivo, mas nunca se esqueça de que não depende apenas de você. A aprovação no Exame de Ordem pode ser uma consequência de todos os novos hábitos desenvolvidos por você, especialmente àqueles relacionados ao estudo. Contudo, o resultado não é certo, como nos cálculos aritméticos. Fazendo tudo o que estiver ao seu alcance, caso seja reprovado, a frustração se diminui, caso seja aprovado, a sensação de orgulho se fará ainda mais presente. Obviamente, nos casos de reprovação, a frustração não deixará de existir. Afinal, é um sentimento como qualquer outro, mas a certeza de ter dado o seu melhor auxilia no processo de aceitação.

Ressalta-se que a dica ofertada por meio deste post é cabível para qualquer meta que não dependa apenas de você. Desejo a todos um ótimo início de ano, que todas as metas e sonhos sejam realizados no ano que chega.

____________________

Ana Beatriz Martins da Silva Pedrosa

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio