Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. A jurista Heloisa Helena de Almeida Portugal passa a assinar uma coluna mensal denominada “Nós e Ela (A Inteligência Artificial)” no Portal Jurídico Magis a partir do dia 28 de novembro.
A jurista que passa a assinar a coluna “Nós e Ela (A Inteligência Artificial)” é Doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP, possui mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina, com ênfase em Direito Comunitário e do Mercosul. Especialista em Direito Internacional pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Professora efetiva na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal – Três Lagoas. Professora convidada de cursos de especialização e do Curso de Aprofundamento da Escola Superior de Guerra de Londrina-Pr. Ministra palestras em congressos nacionais e internacionais. Possui Experiência em gestão e coordenação de curso desde 2002 com expressiva atuação em atividades extensionistas especialmente em atendimento idoso, crianças e vulneráveis. Atua nas áreas dos Direitos Humanos e Direito Digital, Direito Internacional, Direito Humanitário.
A jurista destaca que:
“A coluna tem por objetivo a busca do conhecimento sobre a inteligência artificial, trazendo fatos e conceitos de maneira acessível. A imagem hollywoodiana da IA envolve a temática em mistérios e, não raro, muito receio. O desconhecimento gera a desconfiança e, por isso, temos como foco trazer o que já existe, o que está em pesquisa e o que é (digamos) lenda em matéria de IA no Brasil e no mundo. E, claro, analisar filmes e séries que nos convidam a refletir e nos instigam a gostar, ou não, da Inteligência Artificial. Fato é que a IA já é uma realidade de interatividade em mais da metade da população mundial. A dúvida que fica é quanto estamos envolvidos, estaremos em um futuro próximo e se isso é bom ou ruim. A proposta é descobrirmos juntos.”
A criação da coluna “Nós e Ela (A Inteligência Artificial)” é um reflexo dos novos tempos, nos quais faz-se necessário (re)pensar o direito para além do mero estado da arte, realizando críticas e prospecções de modo a aventar novos rumos, interlocuções e correntes de pensamento que privilegiem, sobretudo, os direitos fundamentais da pessoa humana.
____________________
Equipe Magis