Primeiro lugar na FUVEST, carnaval e reta final na OAB. O que o aprovado em primeiro lugar em Medicina pode nos ensinar sobre o Exame de Ordem?

Primeiro lugar na FUVEST, carnaval e reta final na OAB. O que o aprovado em primeiro lugar em Medicina pode nos ensinar sobre o Exame de Ordem?

positive-glad-female-indicates-blank-copy-space-promotional-content

O Belo-horizontino Rafael Lara Nohmi conquistou a aprovação em primeiro lugar na Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) em Medicina na Universidade de São Paulo (USP), campo Pinheiros, com apenas um ano de estudo. O fenômeno conquistou a internet e criou um Instagram voltado a compartilhar os conhecimentos adquiridos por ele. Com pouco tempo de criação, o user @rafaellmed já conta com mais de quatro mil seguidores. Algumas informações reveladas por ele podem ser utilizadas por você, examinando no Exame de Ordem, e é isso que quero te mostrar nesta coluna.

Ao ser questionado por seus seguidores se algumas vezes estudou até a madrugada, Rafael respondeu que nunca teria feito isso ao longo de sua preparação e não recomenda essa prática. Segundo ele, não utilizava o despertador para acordar, permitindo que seu corpo despertasse quando fosse melhor para ele, o que era visto como um investimento. Veja, Rafael seguiu o que muitos especialistas no sono têm falado: não prejudique seu sono para desenvolver outras atividades, tente acordar todos os dias, mesmo aos finais de semana, no mesmo horário. Obviamente, nem todos podem deixar de utilizar o despertador para isso, mas a mera regulação do sono pode auxiliar no seu processo de aprendizagem.

Outra pergunta interessante se relaciona à possibilidade de conciliar atividades extracurriculares e o estudo. Rafael disse que durante a escola isso foi corriqueiro, já que “você não precisa largar tudo e estudar”, mas confessa que na preparação para o vestibular deixou as atividades extracurriculares de lado. A depender da sua necessidade, entendo que vale a pena se dedicar um pouco mais para tentar reduzir o tempo de aprovação no certame, entretanto, essa restrição dificilmente perdurará por muito tempo. Momentos de descanso são importantes, momentos de lazer também. Não deixe de aproveitar com sua família e amigos, saiba equilibrar isso.

Por falar em equilíbrio, sabemos bem que a primeira fase da OAB acontecerá no dia 26 de fevereiro, próximo fim de semana após o carnaval. E o que isso quer dizer? Depende. Se você gostar da folia, vá! Não se apegue a última semana de estudos, mas vá de coração leve, sem pesar o “rolê” e sem ficar se remoendo por estar curtindo e não estudando. Se você não gosta da folia, pode ser uma boa oportunidade para estudar. Mas tente equilibrar, ver um filme e realizar atividades prazerosas para você.

No fim, só você tomará a decisão mais acertada para diminuir a ansiedade e o estresse de estar na última semana de estudos, mas não se esqueça, assim como Rafael o seu conhecimento não começou ontem. Disse em outras oportunidades e repito, no caso dos OABeiros: foram cinco anos de Graduação, cinco anos de experiências e vivências prévias. Não se acanhe quando estiver no “embate” entre você e o Exame de Ordem. Diferentemente, dos concursos públicos, sua aprovação só depende de você! Dê o seu melhor e saiba gerenciar as emoções.

Um excelente exame! Bons estudos ou bom carnaval…

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio