Quem Foram As Vítimas Do Nazismo? Entendendo Os “Triângulos Do Holocausto”

Quem Foram As Vítimas Do Nazismo? Entendendo Os “Triângulos Do Holocausto”

nazismo, holocausto, triangulos

O Holocausto foi perpetuado pelo regime nazista no período de 1933-1945. Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos. No entanto, estipula-se que os nazistas teriam assassinado, aproximadamente, 11 milhões de pessoas, seja por meio dos campos de concentração e extermínio, bem como pelos seus esquadrões de extermínios. Assim, quem seriam as demais vítimas do holocausto?

Conforme a imagem no início do artigo, os nazistas tinham um sistema de identificação de suas vítimas que consistia no uso de “triângulos invertidos” nos uniformes dos prisioneiros. Assim, os prisioneiros podiam ser identificados por grupos de acordo com a cor do triângulo. Segue abaixo a classificação:

Triangulo Vermelho Triângulo vermelho – Oponentes políticos: Aqui, se destacam comunistas e socialdemocratas. No período de 1933-1934 os nazistas, por meio de diversas manobras políticas, assumiram o controle absoluto da Alemanha e dissolveram essas organizações. Na realidade, neste grupo também se inclui os próprios alemães que eram adeptos de ideologias políticas contrárias ao nazismo. Da mesma forma, muitos soldados soviéticos se tornaram prisioneiros e em alguns campos receberam este símbolo.

Triângulo verde Triângulo verde – Criminosos habituais: Neste grupo se inclui aqueles que eram considerados uma ameaça a sociedade e ao regime nazista. Isto se aplicava até mesmo aos cidadãos alemães.

Triângulo azul Triângulo azul – Imigrantes: Se trata de estrangeiros que eram ideologicamente contrários ao regime nazista. Pode ser citado, como exemplo, os espanhóis socialistas que fugiram da Espanha após a Guerra Civil Espanhola, a qual culminou na ascensão ao poder do General Franco com apoio do nazismo. Conforme os nazistas invadiram diversos países da Europa, muitos deles ficaram sob domínio nazista.

Triângulo-roxoTriângulo roxo – Testemunhas de Jeová: As Testemunhas de Jeová se recusavam a fazer a saudação nazista “Heil Hitler!” (que pode ser traduzida como “a salvação pertence a Hitler”). Da mesma forma, se recusavam a se filiar em organizações civis que tinham ligações com o partido nazista (como por exemplo, a “Juventude Hitlerista”), denunciavam os campos de concentração e extermínio por meio de suas publicações, não prestavam serviço militar e se recusaram a apoiar a propaganda antissemita nazista. Elas também eram conhecidas na Alemanha como “Bibelforscher” – que significava “Estudantes da Bíblia”.

Triângulo rosa Triângulo rosa – Homossexuais (homens): O triângulo rosa se aplicava aos homossexuais do sexo masculino, uma vez que as do sexo feminino eram identificadas com o triângulo preto. O homossexualismo era visto como uma ameaça a pureza do sangue ariano e dos hábitos saudáveis. Em 1936, foi montado um Escritório para o Combate do Homossexualismo pelo regime nazista.

Triângulo-preto Triângulo preto – Elementos antissociais: Entre estes haviam deficientes físicos e mentais. Os nazistas os consideravam uma influência degenerativa ao povo alemão e entendiam que os mesmos eram um peso ao orçamento governamental. Cerca de 200.000 deficientes foram mortos pelos nazistas, sendo a maioria em clínicas clandestinas. Também foram incluídos como elementos antissociais as lésbicas, anarquistas, mendigos e alcoólatras.

Triângulo marrom Triângulo marrom – Ciganos: A política racial nazista considerava-os uma ameaça a pureza da raça e do sangue ariano. Cerca de 200.000 a 500.000 ciganos foram assassinados por toda a Europa.

Triângulos Amarelos sobrepostos Triângulos Amarelos sobrepostos – Judeus: No que diz respeito aos judeus se destacava um aspecto da ideologia nazista – o antissemitismo. O termo antissemitismo vem de “anti” (contra) “semita” (descendentes de “Sem”, filho de Noé na narrativa bíblica). Os judeus descendem de “Sem”, por isso são um povo semita. Assim, o termo “antissemitismo” ou “antissemita” tem sido aplicado para designar os movimentos que pregam a aversão ou o ódio aos judeus (como foi o nazismo). Esses triângulos sobrepostos formam a “Estrela-de-Davi” símbolo do judaísmo. No centro é possível observar o termo “jude” se referindo aos judeus.

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio