Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. O jurista, Fábio Augusto de Souza, passa assinar uma coluna mensal denominada “Travessia”.
O jurista que passa a assinar a coluna “Travessia” é doutorando em Direito, pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Sociologia, pela Universidade Federal do Paraná. Pós-Graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Filosofia e Teoria do Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito e Processo do Trabalho, pelas Faculdades Integradas Curitiba/PR. Especialista em Direito e Processo Civil, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Homoafetivo e de Gênero, pela Universidade Santa Cecília/SP. Graduado em Direito, pelas Faculdades Integradas Curitiba/PR. Advogado.
O jurista destaca que:
“Travessia, derivada do latim transversus, traduz-se como perpassar através de algo, cruzar fronteiras, linhas e demarcações. Aliada à etimologia do prefixo latino trans, significa “ir para além de”, “o outro lado” ou “o lado oposto”. É com base na etimologia do termo que pensei, nesta coluna, como um local onde será proposta e provocada a travessia, o ir além daquilo que sempre nos foi contado como um resultado de uma história revestida de naturalidade, neutralidade e científica ou mítica, em especial sobre os corpos, identidades, sexualidade, sexo e gênero. Proponho ir além das linhas ocas da norma, para alcançar o que nela não está dito e a quem ela não é direcionada. Espero que a travessia nos leve a lugares não pensados, mas possíveis; a seres humanos abjetados, mas que existem; a um devir ou por vir que não se limite a uma mera ilusão utópica. Penso em um futuro, que se faz pelo ato de questionar o presente, que seja TRANSformador e que nos aTRAVESse por inteiro, inteira ou inteire…!”
A criação da coluna “Travessia” é um reflexo dos novos tempos, nos quais faz-se necessário (re)pensar o direito para além do mero estado da arte, realizando críticas e prospecções de modo a aventar novos rumos, interlocuções e correntes de pensamento que privilegiem, sobretudo, os Direitos Humanos e o Direito de Gênero.
____________________
Equipe Magis