A importância da escuta para cargos e funções de liderança

A importância da escuta para cargos e funções de liderança

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Para Renato Grinberg (2018), líderes tem de ter a competência da escuta, a fim de compreender o perfil de cada colaborador e quais de suas respectivas competências mais se adequam para realização de cada tipo de atividade. A escuta também promoveria a valorização dos colaboradores e, por conseguinte, a constituição de um ambiente trabalho saudável. Como resultado dessa escuta tem-se uma equipe engajada, e hábil a alcançar o sucesso de uma empresa.

Gerir pessoas é saber escutar, isso é fato. O novo líder entende a necessidade de estar atento ao outro e sabe que para a qualidade da vida no trabalho, é preciso colocar-se à escuta. Mais do que ouvir, escute. Estes instantes lhe garantirão inteligência, domínio, sabedoria e principalmente interação. Nessa relação com seus pares se dá a cooperação, um indicador de crescimento do líder, que se empenha a uma atitude de respeito, cujo objetivo é a liberação do potencial de crescimento dos liderados, tendo como resultado as pessoas compartilhando experiências. (PASSADORI, 2013)

Acrescenta-se que mais do que colocar-se a disposição para escutar, deve-se criar um canal aberto de comunicação e disponibilizar um espaço seguro para que sejam feitas sugestões e críticas.

Um líder escutador é capaz de valorizar a palavra transformativa, mas também de desvalorizar as palavras poluentes e tóxicas que facilmente são exaladas na situação de compressão territorial, como as de uma reunião típica e padrão. Fazem parte do esvaziamento ritualístico dessa situação a atenção exagerada a detalhes irrelevantes, às vezes inerentes aos programas geradores de imagens ou de textos, a indumentária e tudo o mais que deveria permanecer como paisagem, mas que frequentemente, diante do conflito, são usados como tática de inversão e digressão para fugirmos da escuta ou do conflito. (DUNKER; THEBAS, 2019, p. 105)

Em linhas gerais, escutar faz parte do exercício de liderança, é através da escuta que se alcança os liderados, e melhor lhes extraí seus respectivos trabalhos.

A capacidade de escuta transforma o local de trabalho, as relações desenvolvidas nesse espaço e as próprias pessoas, posto que todas as pessoas passam a coexistir de forma mais harmônica e ordenada, minimizando grande parte dos possíveis problemas relacionados ao trabalho em equipe.

 

* Para os interessados na temática, o texto acima é um recorte do livro: Comunicação Assertiva: oratória e escutatória, disponível na Amazon, através desse link.

 

Referências

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DUNKER, Christian; THEBAS, Cláudio. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.

GRINBERG. Renato. Por que um bom líder deve ser também um bom ouvinte?. Melhor RH. Disponível em: link. Acesso em: 02 maio 2022.

PASSADORI, Reinaldo. O Líder precisa ouvir ou escutar?. Catho Comunicação. 2013. Disponível em: link. Acesso em: 02 maio 2022.

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