Dia da Mulher Advogada

Dia da Mulher Advogada

ciberfeminismo

O Dia da Mulher Advogada é celebrado no Brasil em 15 de dezembro. Instituído em 2016 pelo Conselho Federal da OAB, o dia homenageia Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher brasileira a obter o registro de advogada no país, em 1906.

Em 1898, Myrthes concluiu o curso de Direito pela Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. No ano seguinte, fez sua estreia no Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, defendendo um homem acusado de agressão, e obteve sucesso na sua atuação. Contudo, só anos depois foi autorizada a se tornar membro efetiva do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), uma exigência da época para o exercício da advocacia.

A data tem como objetivo promover a igualdade de direitos para as mulheres advogadas e celebrar suas conquistas no âmbito profissional. No Brasil, as mulheres constituem cerca de 51,44%* do total de advogados inscritos na OAB, conforme dados recentes do Conselho Federal da OAB. Apesar desse avanço significativo, a continuidade dos esforços pela equidade de gênero e representatividade continua sendo fundamental.

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio