Brand awareness (Parte III)

Brand awareness (Parte III)

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Encerramos o ano de 2022 – um ano muito conturbado em todos os aspectos – e abrimos o ano de 2023 com a terceira parte da nossa saga de brand awareness.

Agradecendo mais uma vez pela parceria ao longo do ano, seguimos falando da relação entre os times de marketing e jurídico focado em propriedade intelectual, mais especificamente em marcas.

Atuando na área comercial de um escritório de advocacia e, tendo trabalhado há quase uma década com propriedade industrial, sinto tranquilidade em dizer que há um embate natural entre essas áreas.

A tão necessária harmonia deve ser trabalhada diariamente, isso porque há uma dificuldade essencial no bom relacionamento das áreas: quanto mais curta e descritiva do produto ou serviço – basicamente o sonho de todo profissional de marketing, mais fraca será essa marca juridicamente. A nossa análise chegará nesse ponto, mas, por ora, seguimos focados no brand awareness.

Seguindo com o conceito e a necessidade de desenvolver uma marca original, o papel do time de marketing é fundamental. Com a ideia em mãos, basta acionar o jurídico especializado na análise de viabilidade de registro de marca perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. O trabalho em equipe das duas áreas acima permitirá o nascimento de uma marca já original e diferente.

A marca original e uma boa estratégia devem gerar efeitos positivos na empresa: aumento das vendas, reconhecimento como autoridade e crescimento de indicações.

Ao aumentar o reconhecimento da marca, o ciclo de vendas tende a cair rapidamente, já que o público passa a confiar e ter a certeza de que pode contar com a solução ou produto que sua empresa oferece.

Essa vantagem é enorme, visto que atualmente, o processo de vendas tende a ser consultivo, principalmente para as empresas que trabalham com o mercado B2B. Dessa forma, existem diversas etapas e processos entre o reconhecimento do problema e a decisão final de compra por parte do público. Nesse ponto entra o conhecimento da marca, cortando diversas etapas e colocando a empresa na frente da concorrência.

Além do aumento de vendas, ser considerado referência em determinada área ou assunto é um dos principais benefícios conquistados com uma boa estratégia. A presença de profissionais reconhecidos ou produtos e/ou serviços já reconhecidos pela qualidade certamente passará a mensagem de autoridade e gerará reconhecimento ao mesmo tempo. O grande resultado aqui é a presença na mente do público-alvo sempre que pensarem em determinado tipo de produto ou serviço.

Por fim, uma boa estratégia necessariamente gerará o crescimento de indicações. Não é segredo que a conversão em vendas é maior após um cliente receber uma indicação de outra pessoa. O famoso marketing boca a boca ainda é o principal fator de persuasão para a procura de produtos ou serviços depois de receber uma boa indicação. Isso porque, receber a comprovação de alguém que já utilizou na prática determinado produto ou serviço facilita a tomada de decisão. Nada mais do que o resultado natural que acontece com o bom trabalho de brand awareness.

Com os itens do desenvolvimento tratados, este colunista, como de costume, encerra o texto lembrando a todos de procurar profissionais competentes para o desenvolvimento de qualquer projeto envolvendo aspectos de propriedade intelectual, marketing e qualquer outro foco da empresa.

Nos próximos encontros, seguiremos tratando os aspectos de uma boa estratégia de brand awareness.

Este colunista deseja a todos um ótimo encerramento de ano e que o próximo ano traga desafios mais brandos a todos. Boas Festas e nos vemos em 2023!

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