Licenciamento de marcas no mundo real (Parte 2)

corporate-management-strategy-solution-branding-concept

Nosso encontro mensal nesta coluna seguirá um tema de grande interesse e de inúmeras possibilidades: o licenciamento de marca. Recapitulando a primeira parte deste tema, comecei a falar sobre as possibilidades de ganhar dinheiro com uma marca. Das mais renomadas empresas aos inexperientes empreendedores locais, todos podem ganhar dinheiro com o licenciamento de marcas, desde […]

Licenciamento de marcas no mundo real (Parte 1)

young-businesswoman-thinking-working

Nosso encontro mensal nesta coluna abrirá um tema de grande interesse e de inúmeras possibilidades: o licenciamento de marca. Justamente pela quantidade de possibilidades reais e casos interessantes, entendi que seria mais adequado dividir o tema em alguns encontros. Sabendo que as últimas três matérias abordaram o sucesso e o interesse de empresas em contar […]

Superatletas e sua relação com as marcas (Parte 3)

Logo Portal Jurídico Magis, criado pela AGEJ - Associação Guimarães de Estudos Jurídicos

Nosso encontro mensal nesta coluna terá o desfecho da trilogia dos superatletas e sua relação com o mundo de marcas.0 As últimas duas matérias abordaram o sucesso e o interesse de empresas em contar com as marcas de atletas famosos. O principal exemplo foi Michael Jordan, um dos maiores, senão o maior ícone do esporte […]

Superatletas e sua relação com as marcas (Parte 2)

fighting-close-up-legs-professional-soccer-football-players-fighting-ball-field-isolated-white-wall-concept-action-motion-high-tensioned-emotion-during-game-cropped-image

Retomamos a nossa coluna mensal prosseguindo com a apaixonante pauta esportiva no mundo de marcas. Como dito anteriormente nesta coluna, nas últimas décadas, os atletas passaram a vivenciar uma mudança importante no rumo de suas carreiras. A paixão dos fãs de esportes passou a ser endereçada com investimentos polpudos nas marcas de seus ídolos. O […]

Superatletas e sua relação com as marcas (Parte 1)

woman-getting-ready-run

Estamos em nosso quinto encontro e, após uma pausa para falar sobre a guerra na Ucrânia, é hora de retomar a pauta esportiva no mundo de marcas. Este colunista é apaixonado por esportes desde que tem memória sobre a sua própria vida. O esporte move e fascina multidões desde os tempos antigos. Com o passar […]

O impacto da guerra nas marcas de vodka produzidas na Rússia

Abrindo mais uma rodada da nossa coluna, optei por pausar os assuntos que já estavam em minha cabeça para um tema extraordinário. Acompanhando as notícias sobre a guerra na Ucrânia, me deparei com o posicionamento das marcas, e até de grupos de pessoas, frente ao conflito. Sem entrar no mérito sobre a guerra, me permiti […]

O que é a marca?

business-financial-concept-with-magnifying-glass-question-mark-yellow-background-flat-lay

Depois de começar esta coluna falando do impacto da Black Friday, escolhi começar o novo ano falando um pouquinho sobre o que é a marca. Atuando há anos na área de propriedade intelectual, fui desafiado diversas vezes com a pergunta: o que é uma marca? Existem algumas respostas corretas para essa pergunta e eu não […]

Um Papo Descontraído Sobre Marcas – A nova Coluna do Portal Jurídico Magis

marketing-ideas-share-research-planning-concept

Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. O jurista Adriano Palaoro Mesquita Carneiro passa a assinar uma coluna mensal denominada […]