Hora de retomar a nossa coluna mensal, caminhando para o encerramento da saga de brand awareness.
A parte V da nossa saga abordou a medição do conhecimento da marca. Após tratar do aumento, ou potencialização, do brand awareness, ficou claro que não basta alcançar um patamar de reconhecimento da marca se não houver uma estratégia para se manter o mais perto do topo possível pelo maior tempo possível.
E para se manter perto do topo é preciso medir, qualitativa e quantitativamente, se o crescimento tem correlação com as iniciativas praticadas pela empresa.
Feita esta introdução, a coluna deste mês se concentrará nas metodologias qualitativas. Sob essa premissa, aqui a metodologia fica mais subjetiva, sendo necessária a pontuação do reconhecimento da marca.
A primeira medida recomendada é a configuração dos alertas do Google. Ao fazer isso, a empresa ficará por dentro de como a marca está sendo divulgada e comentada online. Os alertas sobre qualquer notícia ou menção da imprensa por terceiros certamente nortearão o reconhecimento pela empresa.
Aqui, apesar de falarmos de uma estratégia qualitativa, a quantidade de menções por determinado período também configurará o crescimento da estratégia – é preciso monitorar se o crescimento está atrelado ao reconhecimento para ser uma medição qualitativa. Assim, à medida que a marca da empresa cresce, o espaço online automaticamente se expande além do site da empresa.
A segunda medida é a escuta social, que nada mais é do que o monitorando por meio das ferramentas de gerenciamento de mídia social para menções orgânicas e engajamento. Com isso, é possível avaliar quem está marcando a marca da empresa, mencionando-a em comentários ou usando hashtags em suas postagens. Essas ferramentas determinam o poder para descobrir como está a relação com o público e como está a discussão envolvendo a marca da empresa nas mídias sociais.
A última medida é pesquisa de conhecimento da marca. Esse processo envolve a obtenção de avaliação direta dos clientes de uma empresa e de seu público. Essa ferramenta é utilizada com força pelas empresas e tem uma gama de utilizada imensurável. Essa pesquisa serve para essa finalidade como para outros pontos de interesse da empresa. O foco aqui vai além do conhecimento, pois engloba o que clientes e públicos pensam da empresa.
Inclusive, o compartilhamento dos resultados nas mídias sociais ou diretamente com clientes da empesa poderá guiá-los sobre o posicionamento da marca.
Em geral, as métricas quantitativas e qualitativas ajudarão a empresa a compreender o reconhecimento da marca entre o seu público e o público em geral. Não há como ter uma fórmula mágica e ou em um número absoluto. A diferença na mentalidade da empresa em manter o controle sobre essa informação certamente a conectará ao seu público.
Com esses critérios de medição esclarecidos, encerramos a nossa saga sobre o conhecimento da marca, esperando ter abordado os pontos de maior importância.
O encerramento desta saga, como de costume, vem acompanhado do aviso de sempre: procurem profissionais competentes para o desenvolvimento de qualquer projeto envolvendo aspectos de propriedade intelectual, marketing e qualquer outro foco da empresa.
Até o próximo encontro!