Brand awareness (Parte IV)

Brand awareness (Parte IV)

Brand-awareness

Começamos o ano de 2023 com energias renovadas e prontos para seguir a saga de brand awareness. Seguimos falando da relação entre os times de marketing e jurídico focado em propriedade intelectual, mais especificamente em marcas.

A parte III da nossa saga abordou o desenvolvimento da estratégia de brand awareness. Com o destaque alcançado e as indicações acontecendo, a empresa rapidamente consegue diminuir o ciclo de vendas. A vantagem aqui é enorme, visto que atualmente, o processo de vendas tende a ser consultivo, principalmente para as empresas que trabalham com o mercado B2B. Novamente, o reconhecimento da marca permite à empresa cortar diversas etapas, saindo na frente da concorrência.

Essa premissa servirá para a próxima etapa, que é o aumento, ou potencialização, do conhecimento da marca.

Alcançado o reconhecimento da marca, as pessoas passam a falar da empresa sem precisar ver um anúncio ou até mesmo o logo. Esse estágio tão avançado e desejado deve ser acompanhado da construção de uma base sólida. Aqui, a pergunta a ser feita é: o que pode ser feito com a marca para promover a conscientização e aumentá-la constantemente.

Em outras palavras, não basta alcançar um patamar de reconhecimento da marca e não ter uma estratégia para se manter o mais perto do topo possível pelo maior tempo possível.

Dentre diversas estratégias possíveis, este colunista decidiu listar aquelas que entende como as mais abrangentes e adaptáveis aos mais variados negócios.

O oferecimento de um produto ou serviço freemium. Para aqueles não familiarizados, segue uma breve descrição: freemium é um modelo de negócios que oferece um produto básico ou linha de produtos gratuitamente, cobrando apenas por quaisquer produtos considerados premium ou de nível empresarial.  Estamos falando de uma estratégia de preços muito popular, especialmente por empresas de software.

O oferecimento de uma opção freemium permite que os clientes experimentem a marca e o produto ou serviço antes de fazer uma compra. É uma oportunidade de experimentar antes de comprar, algo que é muito valioso para empresas que dependem de algum nível de confiança do consumidor ou cliente.

Outra iniciativa interessante é a criação de conteúdo. Hoje em dia, criar conteúdo é mais fácil e menos custoso do que nunca. E a vantagem aqui é que os consumidores de hoje recorrem à internet para todas e quaisquer perguntas, preocupações e projetos DIY – do it yourself (faça você mesmo). É uma ótima oportunidade de dar um gosto do que a empresa sabe fazer antes do consumidor decidir, ou não, comprar um produto ou contratar um serviço.

O conteúdo é uma ferramenta divertida e poderosa para aumentar o conhecimento da marca. Isso porque é a maneira mais fácil de mostrar personalidade e compartilhar opiniões e posicionamento sobre questões – dois componentes principais que personificam e humanizam marca perante o público. O conteúdo também não precisa estar na forma escrita. É possível criar vídeos, infográficos, podcasts, dentre outras formas.

Uma terceira iniciativa interessante é o patrocínio de eventos. Os festivais, shows, feiras e exposições normalmente não são viáveis sem a ajuda de patrocínios de marcas. Patrocinar eventos é uma maneira infalível de expor a marca na frente de centenas, milhares ou milhões de pessoas que provavelmente se enquadram em seu público-alvo.

Existe uma camada adicional aqui. O patrocínio de um evento também permite que a empresa coloque o nome de marca em um evento que corresponda à sua personalidade, interesses e paixões, o que significa que os consumidores associarão a marca a esse evento, sua estética e seu caráter. Essa é uma ótima forma de dar personalidade a uma marca.

Por fim, a quarta iniciativa é justamente a criação de personalidade da marca. É nesse passo que as empresas tendem a infundir a personalidade em seus esforços de marketing. Assim, os consumidores provarão os produtos ou serviços oferecidos, mas também experimentarão a personalidade da marca por meio de sua publicidade.

Com os itens da construção de uma base sólida para a marca tratados, este colunista, como de costume, encerra o texto lembrando a todos de procurar profissionais competentes para o desenvolvimento de qualquer projeto envolvendo aspectos de propriedade intelectual, marketing e qualquer outro foco da empresa.

Nos próximos encontros, seguiremos tratando os aspectos e os impactos de uma boa estratégia de brand awareness.

Este colunista deseja a todos um ótimo 2023!

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