Brand awareness (Parte V)

Brand awareness (Parte V)

Brand-awareness

Hora de aproveitar a ressaca pós carnaval, e o efetivo começo do ano, para seguir a saga de brand awareness.

A parte IV da nossa saga abordou o aumento, ou potencialização, do brand awareness. A lição aprendida por este colunista e aqui compartilhada é: não basta alcançar um patamar de reconhecimento da marca e não ter uma estratégia para se manter o mais perto do topo possível pelo maior tempo possível.

A retomada deste mês tem como foco a medição do conhecimento da marca.

E como fazer isso? Por meio de uma combinação de métricas quantitativas e qualitativas para ver se, e principalmente como, os esforços de marketing da empresa estão funcionando ao longo do tempo. Os métodos quantitativos usam dados numéricos para determinar o crescimento, enquanto os métodos qualitativos medem o valor subjetivo.

Feita a introdução sobre os métodos aplicáveis, este colunista destaca que essa medição não é tradicional. A medição aqui pode ser feita com a revisão das atividades e métricas que ajudarão a empresa a avaliar a posição de sua marca em termos de popularidade e conhecimento do consumidor.

É importante incluir métricas detalhadas e definir como a empresa monitorará e medirá o sucesso da marca no curto e no longo prazo. Toda estratégia precisa de resultados rápidos que permitam concluir se o caminho inicial está adequado, mas o longo prazo é fundamental para avaliar a perenidade das medidas adotadas.

A coluna deste mês se concentrará nas quantitativas. Sob essa premissa, trataremos como os números alcançados podem direcionar a empresa a desenhar a imagem geral do reconhecimento da marca.

Começaremos com o tráfego direto, que nada mais é do que o resultado de pessoas que digitam intencionalmente sua URL e visitam seu site. Essa é uma métrica crucial atualmente, porque os interessados descobrem marcas por meio de mídias sociais, anúncios ou digitando palavras-chave relacionadas à marca ou produto ou serviço desejados.

Essa iniciativa não se confunde com os números de tráfego do site. Esse número informará quanto da população geral atingiu o conteúdo da empresa e quanto tempo está gastando com a marca. Aqui não há como checar de onde os interessados conheceram a marca, mas o grau de interesse pelo tempo destinado aos produtos e/ou serviços.

A terceira medida é o engajamento social. Esse medidor pode se referir a seguidores, curtidas, retuítes, comentários e outras formas de interação. O resultado aqui é um reflexo do conhecimento geral sobre a marca e como os interessados se socializam com a marca da empresa.

Aqui, é preciso avaliar se o conteúdo disponibilizado gera comoção nos interessados. A ideia é que as pessoas engajem com os posts, artigos, conteúdo geral, gerando curtidas, compartilhamentos, comentários, consultas e vendas. Afinal, todo conteúdo é direcionado para um motivo específico pela empresa.

Na próxima coluna, o foco será nas medidas qualitativas, uma vez que números por si só não garantem o conhecimento da marca.

Com os itens sobre a solidez do conhecimento da marca, este colunista, como de costume, encerra o texto lembrando a todos de procurar profissionais competentes para o desenvolvimento de qualquer projeto envolvendo aspectos de propriedade intelectual, marketing e qualquer outro foco da empresa.

Até o próximo encontro!

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