- Acesse o Registrato (é um serviço gratuito do Bacen – Banco Central do Brasil – que permite consultar informações sobre operações financeira)
- Entre no site oficial do Registrato: registrato.bcb.gov.br.
- Certifique-se de ter perfil adequado
- É necessário possuir um perfil de acesso “prata” ou “ouro” no sistema gov.br. Se ainda não tiver, atualize seu cadastro no site gov.br.
- Localize o relatório necessário
- Para informações sobre contas, selecione o relatório “Contas e Relacionamentos” no sistema Registrato.
- Verifique a data de atualização do sistema
- O Registrato é atualizado até o 20º dia do mês subsequente. Caso note alguma ausência ou informação desatualizada, prepare-se para fornecer documentos complementares.
- Solicite dados complementares, se necessário
- Em caso de falta de informações no sistema, entre em contato com a instituição correspondente para obter os documentos necessários.
Checar o registro de quais bancos estão associados a seu nome é importante para saber se alguém eventualmente abriu uma conta sem sua autorização.
Caso não reconheça o nome da instituição, faça uma busca pelo nome da instituição em um buscador como o Google, porque pode não reconhecer o nome empresarial (ex.: HUB IP S.A, que corresponde a uma sociedade empresária pertencente ao grupo Magalu).
Para além da listagem das contas associadas a seu nome, consta no registo a data de abertura e fechamento da conta, tal informação serve como prova caso haja cobranças indevidas de taxa após o encerramento da conta.