Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. A jurista Andressa Souza Oliveira passa a assinar uma coluna quinzenal denominada “Da Norma à Subjetividade” no Portal Jurídico Magis a parti do do dia 15 de agosto (domingo).
A jurista que passa a assinar a coluna “Da Norma à Subjetividade” é egressa do curso Direito Integral da Escola Superior Dom Helder Câmara em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ademais é professora voluntária no projeto Direito na Escola em Belo Horizonte. A jurista emprega contínuos esforços no estudo das intercessões entre o Direito e a Psicologia.
A ideia por detrás da coluna “Da Norma à Subjetividade” é de apresentar aos leitores breves notas acerca da inovadora e complexa temática da subjetividade humana e seus impactos, efeitos e influencias no Direito, seja em seu processo de criação, seja em sua aplicação diária.
A jurista destaca que:
“Apesar da pretensão acadêmica de categorizar assuntos a fim de facilitar a obtenção do conhecimento científico, ao observarmos os acontecimentos da vida cotidiana percebemos que as situações são complexas e permeadas por diversas áreas do saber. Com o estudo da subjetividade humana aprendemos que nossas memórias, emoções, sensações, percepções, conceitos e preconceitos dão contorno ao nosso comportamento e guiam nossas ações. Sendo assim, tendo em vista que o fato jurídico é um fenômeno decorrente da interação do homem com o meio e seus iguais, seria precária construção de um sistema normativo desatento àquilo que há de intangível em todos nós.”
A criação da coluna “Da Norma à Subjetividade” é um reflexo dos novos tempos, em que cada vez mais a comunidade científica do Direito busca compreender as razões que guiam os comportamentos humanos, a fim de possibilitar a criação de mecanismos jurídicos aptos a concretizar, em maior grau os princípios e preceitos esculpidos nas Constituições de cada Estado, sempre à luz do princípio da Dignidade da Pessoa Humana.
____________________
Equipe Magis