Deep fake, Responsabilidade Civil e Fake News – 2º Episódio do AGEJ-Talks

Deep fake, Responsabilidade Civil e Fake News – 2º Episódio do AGEJ-Talks

AGEJ-Talks ep. 2

No dia 30 de setembro de 2021 foi publicado o segundo episódio do podcast AGEJ-Talks, criado pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos. O episódio, “Deep fake, Responsabilidade Civil e Fake News” se encontra disponibilizado nas principais plataformas de streaming e no YouTube.

No episódio os juristas Clayton Douglas Pereira Guimarães e Glayder Daywerth Pereira Guimarães apresentaram as principais temáticas relativas ao tema das deep fake, notadamente em suas intercessões com o tema da liberdade de expressão e das fake news como um todo.

Com o desígnio de se discutir Deep Fake é necessário entender o significado da expressão: Fake significa falso e Deep significa profundo, sendo utilizado como uma referências a Deep Learning (aprendizado profundo), uma técnica de Machine Learning (aprendizado de máquina) que dá aos computadores a capacidade de aprender sem serem previamente programados especificamente para tanto, tal habilidade só é possível por intermédio das Deep neural networking (redes neurais profundas), sistemas com neurônios conectados entre si, com a função de relacionar um dado de entrada e um dado de saída.

Em síntese, a Deep Fake utiliza redes neurais profundas para aprender a tirar um rosto de um lugar e colocar em outro.

Tal técnica vem sendo empregada em diversos segmentos como o cinematográfico. No filme Velozes e Furiosos por exemplo, utilizou-se de Deep Fake para representar o rosto do ator Paul Walker que falecera durante a produção do filme.

Embora, haja aplicações benéficas como a supracitada, enseja preocupação a aplicação maléfica da técnica como no caso de pornografia de revanche, e no âmbito político.

Deep Fakes já são uma realidade, e portanto, exigem do Estado e da sociedade um discussão profunda acerca de seus limites, bem como evidenciam a necessidade de conscientização das pessoas sobre a técnica, a fim de evitar a propagação de Fake News. 

A conversa disponibilizada em múltiplas plataformas não possui o intuito de esgotar o tema, mas de abrir os olhos de todos os ouvintes do podcast a uma temática atual e extremamente relevante para a proteção dos direitos fundamentais e da própria democracia.

____________________

Equipe Magis

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio