O dia 3 de dezembro é reservado para a celebração dos delegados de polícia, profissionais essenciais para a polícia judiciária do Estado, que desempenham suas funções com grande dedicação e preparo. Eles aplicam a lei com sabedoria, bom senso e justiça. A data é comemorada desde 1841, quando, por meio da Lei nº 261, o imperador Dom Pedro II criou o cargo de Chefe de Polícia para o Município da Corte e para cada província do Império, estabelecendo os cargos de Delegado e Subdelegado.
Os delegados de polícia são responsáveis por investigações e operações fundamentais para desmantelar organizações criminosas, o que ajuda na solução de crimes, na redução da criminalidade e na criação de um ambiente mais seguro para todos.
Além disso, os delegados têm a responsabilidade de elaborar autos de prisão em flagrante e termos circunstanciados, conduzir inquéritos policiais, apreender objetos relacionados a crimes, preparar relatórios, fixar fiança para delitos com pena máxima de até quatro anos e determinar o afastamento de servidores públicos envolvidos em crimes como lavagem de dinheiro, entre outras funções.