Direito 4.0: Fronteiras Digitais – A nova Coluna do Portal Jurídico Magis

Direito 4.0: Fronteiras Digitais – A nova Coluna do Portal Jurídico Magis

Cérebro Digital em fundo azul, representando a coluna direito 4.0: fronteiras digitais do portal jurídico magis

Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. Os juristas Clayton Douglas Pereira Guimarães e Glayder Daywerth Pereira Guimarães passam a assinar uma coluna semanal denominada “Direito 4.0: Fronteiras Digitais” no Portal Jurídico Magis a partido do dia 5 de julho (segunda-feira).

Os juristas que passam a assinar a coluna “Direito 4.0: Fronteiras Digitais” são egressos do curso Direito Integral da Escola Superior Dom Helder Câmara em Belo Horizonte, Minas Gerais. Local onde tiveram a oportunidade de aprofundaram seus estudos no âmbito do Direito Digital com a ajuda do Prof. Dr. Michael César Silva e publicar uma série de artigos em periódicos e livros, nacionais e internacionais.

A ideia por detrás da coluna “Direito 4.0: Fronteiras Digitais” é de apresentar breves flashes, ideias e inspirações a nossos leitores a respeito das diversas transformações que a sociedade contemporânea vivencia, bem como os obstáculos que a aplicação de tais inovações pode encarar no contexto do direito pátrio. Toda evolução tecnológica é bem-vinda, mas sua aplicação deve ser examinada por um prisma jurídico, a fim de que se garanta a mínima proteção à sociedade.

Na avaliação dos pesquisadores:

“Vive-se um período que não apresenta precedentes na história, a evolução tecnológica manifesta desdobramentos nas mais distintas searas do direito e nos mais diversos aspectos de nossas vidas cotidianas, evidenciando o que denominamos como “Direito 4.0: Fronteiras Digitais”. Deixar de pensar sobre as características, limites, repercussões e tendências do Direito Digital é o mesmo que ignorar os avanços pretéritos que aqui nos trouxeram e, também, é fechar os olhos ao futuro. Vivemos em um mundo tecnológico, essa é uma verdade irrefutável e, portanto, precisamos lidar com as labirínticas questões de direito que se evidenciam nesse cenário transformador.”

A criação da coluna “Direito 4.0: Fronteiras Digitais” é um reflexo da mudança dos tempos, não só no âmbito da advocacia ou do direito, mas de todo o mundo. A sociedade progressivamente se aproxima de um período no qual aspectos digitais possuem preponderância sobre os aspectos físicos, especialmente em razão da possibilidade do surveillance. O Direito deve ser capaz de acompanhar essas mudanças empregar esforços para discutir as questões inerentes a tal contexto antes mesmo que se estabeleçam de modo definitivo, minorando, assim, a possibilidade de ocorrência de lesões a interesses jurídicos de quaisquer esferas.

____________________

Equipe Magis

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio