,

Há um prazo ideal para se preparar para a OAB?

happy-young-woman-sitting-floor-using-laptop-gray-wall

No dia 25 de abril de 2022 foi aberto o período de inscrições para o 35º Exame de Ordem Unificado (“EOU”). A primeira fase do certame tem previsão para ocorrer no dia 27 de junho de 2022. Entre o primeiro dia de inscrições e a data agendada para a primeira fase transcorrem aproximadamente dois meses. Diante disso, é comum que questionem se o prazo é ideal para a preparação.

Inicialmente é importante ponderar que, como tudo no Direito, a resposta para essa pergunta é: Depende! Depende de sua base de preparação prévia, objetivo com a prova, tempo disponível para estudo, metodologia a ser adotada, entre outros fatores.

Antes de adentrar aos aspectos mais específicos, recorda-se que desde o 31º EOU, a Ordem dos Advogados do Brasil (“OAB”) tem publicado editais que concedem o prazo de dois meses para a preparação. Sendo assim, acredito que o lapso temporal entre o edital e a primeira fase não se trata de uma novidade para ninguém. Diante disso, caso almeje uma preparação mais detalhada e tranquila, o estudo terá que ser realizado pré-edital. Neste caso, é de suma importância que se verifique as atualizações legislativas. Isso porque caso haja alguma modificação significativa poderá ser alvo de cobrança no certame.

Caso opte por realizar a preparação pós-edital é preciso analisar sobre a base de conteúdos adquirida ao longo da graduação, tempo disponível de estudos e metodologia a ser adotada.

Disse mais de uma vez por aqui: uma graduação bem feita é a base para a aprovação na OAB. O conteúdo adquirido nos cinco anos de curso faz diferença sobre como encaramos o EOU e nos traz mais ou menos clareza sobre os conteúdos a serem trabalhados. Caso não tenha conseguido se dedicar em absoluto, não tema, ainda há tempo.

A segunda questão a se pensar é qual método de estudos será utilizado para a preparação? Cursos preparatórios? Resoluções de questões? Estudo autônomo por meio de materiais produzidos na internet? Quanto a maior complexibilidade para o método estabelecido, maior o tempo necessário para se dedicar. Nos cursos preparatórios, por exemplo, há uma carga horária densa, em que se necessita de um maior tempo para sua execução. Há cursos em que cada aula possui a carga horária diária de três horas. Por outro lado, o método de resoluções de questões permite que o examinando pratique os exercícios em qualquer lugar, até mesmo nos transportes coletivos.

Caso o tempo disponível seja alto e haja possibilidade de um gasto financeiro maior, os cursos preparatórios são uma boa opção, pois, como dito, possuem um conteúdo mais denso, com maior quantidade de aulas e podem proporcionar uma boa preparação

Caso o tempo e dinheiro estejam mais escassos, a alternativa é resolver questões antigas da OAB. Contudo, é necessário dizer que é um método mais eficaz para quem possui uma base teórica muito boa. Isso porque as provas da OAB têm apostado na interdisciplinaridade entre todos os conteúdos presentes nas provas. Recomenda-se associar esta modalidade de estudos aos conteúdos gratuitos presentes no Youtube, sempre com muita cautela para não assistir conteúdos defasados em relação ao edital do EOU.

____________________

Ana Beatriz Martins da Silva Pedrosa

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio