A Comissão Nacional de Pesquisas surge com um desdobramento de um projeto do núcleo regional, IBDFAM Santos, o qual desde 2021 desenvolve grupos de pesquisa com foco na ampliação do conhecimento com base no desenvolvimento científico-acadêmico e de debates, que resultara inclusive em duas obras coletivas inéditas.
Dada a importância da atualização do conhecimento por meio da investigação científica, e da êxitosa experiência do núcleo de Santos, cria-se, a Comissão Nacional de Pesquisas, presidida pela notável advogada e pesquisadora Fernanda Las Casas, a qual, há muito se estabeleceu como referência no ramo do Direito das Famílias no Brasil.
A referida comissão terá por o objetivo, o desenvolvimento de grupos de estudos e pesquisa sobre temas relativos ao Direito das Famílias e das Sucessões e suas conexões, para que assim, constua-se um conhecimento marcado pela pluralidade.
Para Fernanda las Casas:
“A finalidade é ampliar o conhecimento e gerar pesquisa qualificada para que os frutos das pesquisas geradas na Comissão possam contribuir de forma efetiva para auxílio da sociedade, sejam em artigos acadêmicos ou até mesmo na construção de projetos legislativos e sociais”.
A iniciativa é primorosa, e contribuirá enormemente para a difusão e propagação do conhecimento jurídico, notadamente sobre direito de família e sucessão, a todos os públicos, e especialmente para juristas.
O Magis, enquanto revista eletrônica de análises Jurídicas, preza por esse mesmo ideias de difusão e propagação do conhecimento jurídico, por isso congratula iniciativas do gênero.
Para os interessados será disponibilizado um canal no site do IBDFAM com informações sobre reuniões, criações de núcleos regionais e estaduais, congressos e etc., e informando como os interessados podem participar.