Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. As juristas, Alessandra da Silva e Tawane Junqueira Souza, passam assinar uma coluna mensal denominada “Incluir e Pertencer”.
Alessandra Silva atua na advocacia, especialmente pessoas com deficiência. É presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com deficiência da OAB/MG sede de Uberlândia. E é intérprete de Libras. E Tawane Junqueira Souza é advogada comprometida com a promoção da inclusão de pessoas com deficiência, além de palestrante.
As juristas destacam que:
Incluir e Pertencer tem como objetivo fomentar reflexões sociais que nos permitam avançar na tão desejada inclusão social, oferecendo uma abordagem prática das normas que garantem esses direitos e explorando sua aplicabilidade na sociedade. Isso porque sabemos que o pertencimento é um aspecto fundamental para o nosso desenvolvimento pleno, e apenas se consolida quando estamos em igualdade de condições com os demais membros da sociedade. No entanto, as pessoas com deficiências muitas vezes ficam à margem desse desenvolvimento e, a menos que a inclusão e a acessibilidade sejam intrinsicamente consideradas, não alcançarão essa plenitude. Convidamos você a conosco, explorar, discutir e promover ações de inclusão e o pertencimento das pessoas com deficiência nesta jornada de conhecimento.
A criação da coluna Incluir e Pertencer”. é um reflexo dos novos tempos, nos quais faz-se necessário (re)pensar o direito para além do mero estado da arte, realizando críticas e prospecções de modo a aventar novos rumos, interlocuções e correntes de pensamento que privilegiem, sobretudo, o direito das pessoas com deficiência.