Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. A jurista Maria Luísa Brasil Gonçalves Ferreira, passa assinar uma coluna mensal denominada “In(ter)dependência entre as esferas do Direito: Diálogos com o Direito Ambiental”.
A jurista que passa a assinar a coluna “In(ter)dependência entre as esferas do Direito: Diálogos com o Direito Ambiental” é Mestranda em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara, Graduada em Direito, na modalidade integral, pela Escola Superior Dom Helder Câmara, e é Assistente jurídico no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A jurista destaca que:
O Direito Ambiental ainda é visto como algo distante da sociedade. Somente quando ocorrem casos e desastres de grande repercussão é que a matéria aparece com mais destaque nos diálogos cotidianos. Por se tratar de uma preocupação jurídica relativamente recente, ainda há dificuldades de estabelecer e aplicar normas próprias, sendo necessário constante diálogo entre direito ambiental e demais vertentes jurídicas. Esta coluna tem como objetivo apresentar temas atuais de direito ambiental a partir da integração com outras áreas do direito, em defesa de um ordenamento jurídico interdisciplinar e da busca pela efetivação do desenvolvimento sustentável.
A criação da coluna “In(ter)dependência entre as esferas do Direito: Diálogos com o Direito Ambiental” é um reflexo dos novos tempos, nos quais faz-se necessário (re)pensar o direito para além do mero estado da arte, realizando críticas e prospecções de modo a aventar novos rumos, interlocuções e correntes de pensamento que privilegiem, sobretudo, o direito ao meio ambiente.
____________________
Equipe Magis