Pesquisa Jurídica (é realmente sem Mistérios: do Projeto de Pesquisa à Banca

Pesquisa Jurídica (é realmente sem Mistérios: do Projeto de Pesquisa à Banca

Pesquisa Jurídica (é realmente sem Mistérios do Projeto de Pesquisa à Banca

Em 2023 foi lançada a 4ª edição da obra “A pesquisa jurídica (é realmente!) sem mistérios: do projeto de pesquisa à
banca”, de autoria de Denise Pires Fincato e Andressa Munaro Alves. A presente edição conta ainda com prefácio do Prof. Dr. Gilberto Stürmer.

No início do livro há uma carta para os leitores, que funciona como um incentivo à pesquisa científica, da qual segue um trecho:

Enfim, o que se sabe até agora é que ao final de qualquer pesquisa é possível encontrar uma infinitude de resultados, positivos ou negativos, mas o genial da metodologia científica é que se pode, de forma prévia e certificadamente, ter algumas hipóteses anunciadas. Dessa forma, independente do desfecho, estaremos cercados de prévias concepções que se tornarão certezas ao final, todas essas alicerçadas por procedimentos (também anteriormente ajustados), embasando todo o arcabouço pesquisado. E mais: se alguma coisa não tão boa acontecer pelo caminho, tudo bem! Toda a experiência negativa (também é uma resposta que) serve para a aprendizagem. Fazemos ciência, e é assim mesmo que funciona. No stress!1

A partir daí, inicia o capítulo que trata do projeto de pesquisa para as monografias jurídicas. Neste tópico, são tratadas as questões básicas iniciais, como escolha do tema, do orientador, preparação da estrutura, embasamento teórico e demais aspectos propedêuticos.

O capítulo seguinte trata das diretrizes para as monografias jurídicas, tais como questões de impressão, encadernação, fontes, citações, resumo, introdução, conclusão e demais questões que fazem parte da estruturação final. Aqui também é examinado o “plágio acadêmico”, que deve ser observado com muito cuidado, especialmente em tempos de inteligência artificial.

O capítulo final trata dos diversos tipos de monografias e suas especificidades, desde a graduação, até o doutorado.

Para os leitores interessados na temática, a obra se encontra disponível  através do link.

 

Referências

____________________

FINCATO, Denise Pires; ALVES, Andressa Munaro. A pesquisa jurídica (é realmente!) sem mistérios: do projeto de pesquisa à banca. 4. ed. rev. e atual  – Porto Alegre : Lex, 2023.

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio