Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. O jurista Lucas Estevão Ribeiro da Silva passa a assinar uma coluna quinzenal denominada “POLITIKÉ: Os Bens Comuns dos Cidadãos” no Portal Jurídico Magis a partir do dia 17 de setembro (domingo).
O jurista que passa a assinar a coluna “POLITIKÉ: Os Bens Comuns dos Cidadãos” é Mestrando em Direito Eleitoral e Hermenêutica pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Direito Eleitoral pela Faculdade Única – Instituto Prominas. Graduado em Direito pela Faculdade Arquidiocesana de Curvelo. Advogado Sócio Administrador do Grupo Ribeiro. Conselheiro Titular no Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais- CEAS-MG. Presidente da Comissão de Direito Público da 10ª Subseção e membro-colaborador da Comissão de Direito Eleitoral da Seção OAB|MG. Membro do 1º Grupo de Pesquisas Avançadas de Direito Eleitoral e Ciência Política do TRE/PR. Associado Efetivo do Instituto Parla.
O jurista suscita que:
“O direito político é o campo do direito que se debruça sobre a análise do conjunto de regras constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político social. Tem por incumbência o aprofundamento das nuances que cercam a atuação do cidadão na vida pública de determinado país. A coluna “POLITIKÉ: os bens comuns dos cidadãos”, tem de igual modo, o objetivo de se atentar para o direito político e apontar boas discussões sobre seus aspectos particulares como forma de contribuição aos estudos deste ramo do direito.“
A criação da coluna “POLITIKÉ: Os Bens Comuns dos Cidadãos” parte de um esforço do Magis – Portal Jurídico em congregar pesquisadores dos mais diversos âmbitos do universo jurídico, de modo a apresentar a todos os leitores conteúdos plurais e democráticos. Nessa perspectiva, faz-se fundamental abordar algumas das temáticas relativas ao Direito Eleitoral, notadamente em um período histórico de complexas discussões acerca do papel da democracia, da validade dos sistemas eleitorais e de notícias desinformativas de cunho político.
____________________
Equipe Magis