Quando é a Black Friday 2023? E como fazer compras seguras?

Quando é a Black Friday 2023? E como fazer compras seguras?

minimalist-black-friday-written-red-color

A Black Friday 2023 está se aproximando. E os consumidores começam a se questionar aceca de de quando é a Black Friday 2023? E como fazer compras seguras?

Primeiramente, faz-se um breve contextualização do evento e sua origem. A Black Friday é um evento de compras que teve origem nos Estados Unidos e antecede o Natal. O evento é conhecido por oferecer descontos e promoções significativas em uma ampla variedade de produtos e serviços.1 A Black Friday chegou ao Brasil em 2010, conquistando os varejistas e consumidores espalhados pelo país. A cada ano, os números vêm aumentando.2

No ano de 2023 a Black Friday ocorrerá no dia 24 de novembro. Mas, várias lojas já estão promovendo descontos como através de um esquenta Black Friday.

Mas. é importante ressaltar que o evento demanda alguns cuidados por parte dos consumidores, sobretudo na internet.

 

Como verificar a segurança de um site:

É recomendável que se acesse o endereço do site diretamente, para tanto, ao pesquisar o nome de uma loja em um buscador como o Google, opte por acessar os sites melhores ranqueados, e evite os primeiros links que aparecem com o termo “patrocinado”, pois nem sempre correspondem a página verdadeira, sendo muito usual golpes aplicados dessa forma.

Disponibilizaremos a seguir o link das principais lojas de varejo, para caso seja um consumidor e ainda esteja receoso ao acessar os sites (todavia salienta-se que não é uma recomendação de onde comprar):

Também existem algumas ferramentas de verificação de site seguro como a do Reclame Aqui, disponível através do link. Para utiliza-la basta copiar o link do site que acessou e colar na caixa de busca da ferramenta, e caso apareça a mensagem, “Não encontramos informações suspeitas”, significa que o site é seguro.

Pós acesso ao site propriamente dito, também é importante verificar algumas informações de segurança, tais como:

Ao realizar uma compra pela internet, procure no site da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Estas informações indicam que a loja toma medidas de segurança para lidar com suas informações. Na hora de fechar uma transação, você também deve observar se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços, dependendo do programa. Este símbolo indica o uso de um certificado digital SSL (Secure Socket Layer), importante recurso de segurança.3

É importante salientar que várias dessas lojas funcionam com um sistema de marketplace, que tem produtos anunciados por diversos vendedores, embora as lojas se responsabilizem pela venda, sempre que possível opte por um produto que seja vendido e entregue pela própria loja, isso torna a compra ainda mais segura.

Uma das supracitadas lojas que apresenta um bom volume de produtos vendidos e entregues por ela mesma é a Amazon.

 

Como verificar a credibilidade de uma loja:

Há diversos critérios importantes em relação a uma loja, para além do preço, como: quantidade de reclamações dos consumidores, índice de solução de problemas, e nota do consumidor.

Para verificar tais informações também é possível se valer da plataforma do Reclame Aqui, disponível através do link. Basta pesquisar o nome da loja, que se ela estiver cadastrada (a maior parte das maiores lojas estão) poderá chegar essas e outras informações.

 

Checagem de preço:

Não é porque está anunciado um desconto, que este produto está realmente em um preço menor do que comparado a épocas anteriores.

Há formas de acompanhar o preço de um produto no decorrer do ano, para tanto basta pesquisa-lo em ferramentas como Zoom, ou Buscapé.

 

Obrigatoriedade de cumprir preço e condições do anúncio:

Na época da Black Friday, lojas costumam aplicar descontos em alguns produtos, e não podem se escusar de cumprir as ofertas por eles mesmos anunciadas.

As ofertas e publicidades realizadas pelo fornecedor, inclusive na internet, obrigam o fornecedor a cumpri-las nos termos e da forma que foi anunciada, ou seja, o comerciante deve cumprir exatamente aquilo que anunciou na publicidade, com mesmo preço e condições do anúncio. Caso a publicidade não seja cumprida, o consumidor tem à sua escolha a possibilidade de:

  • Exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

  • Aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

  • Rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.4

 

Direito de Arrependimento:

Qualquer compra realizada fora do estabelecimento comercial, seja pela internet, por telefone ou venda direta na porta de casa, possui o prazo de 7 dias de arrependimento, à partir da data entrega do produto ou da assinatura do contrato e essa desistência pode ser sem motivo, nos termos do art. 49 do CDC.

Nesse caso basta manifestar seu interesse em devolver o produto no site em que realizou a compra, que o fornecedor informará como proceder para realizar a devolução do produto e o respectivo ressarcimento do valor pago.

Se quiser se inteirar mais sobre como devolver um produto pode acessar a matéria: “Comprei um produto e não serviu posso devolver? Entenda seus direitos“.

 

Referências

________________________________________

1. SAIBA quando é a Black Friday 2023 e adquira. N-hub. 2023. Disponível em: site. Acesso em: 01 nov. 2023.

2. CARNEIRO, Adriano Palaoro Mesquita. Uma breve análise dos impactos positivos e negativos de uma campanha para a Black Friday. Magis – Portal Jurídico. 2021. Disponível em: site. Acesso em: 01 nov. 2023.

34. : OLIVEIRA, Júlio Moraes. Como não transformar sua Black Friday em Black Fraude! Magis – Portal Jurídico. 2021. Disponível em: site. Acesso em: 01 nov. 2023.

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio