, ,

SOS Pesquisador: Os Desafios Metodológicos do Estudo Jurídico – A nova Coluna do Portal Jurídico Magis

SOS

Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. A jurista, Andressa Munaro Alves, passa a assinar uma coluna denominada “SOS Pesquisador: Os Desafios Metodológicos do Estudo Jurídico”.

Andressa Munaro Alves é Doutoranda e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na área de concentração: Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado, Bolsista CAPES. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Verbo Educacional Porto Alegre/RS. Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas São Judas Tadeu. Professora na Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho e da Pós-graduação em Direito Previdenciário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora no Programa de Graduação em Direito nas Faculdades Integradas São Judas Tadeu – Porto Alegre/RS. Líder de Eixo de Pesquisa do Grupo de Pesquisas Novas Tecnologias, Processo e Relações de Trabalho (PUCRS). Advogada Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil/RS. 

A jurista destaca que:

Enfim, o que se sabe até agora é que ao final de qualquer pesquisa é possível encontrar uma infinitude de resultados, positivos ou negativos, mas o genial da metodologia científica é que se pode, de forma prévia e certificadamente, ter algumas hipóteses anunciadas. Dessa forma, independente do desfecho, estaremos cercados de prévias concepções que se tornarão certezas ao final, todas essas alicerçadas por procedimentos (também anteriormente ajustados), embasando todo o arcabouço pesquisado. E mais: se alguma coisa não tão boa acontecer pelo caminho, tudo bem! Toda a experiência negativa (também é uma resposta que) serve para a aprendizagem. Fazemos ciência, e é assim mesmo que funciona. No stress!1

A criação da coluna “SOS Pesquisador: Os Desafios Metodológicos do Estudo Jurídico”. é um reflexo dos novos tempos, nos quais faz-se necessário (re)pensar o direito para além do mero estado da arte, realizando críticas e prospecções de modo a aventar novos rumos, interlocuções e correntes de pensamento que privilegiem, sobretudo, a pesquisa jurídica.

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio