Professores devem criar um ambiente de sala de aula acolhedor e respeitoso, que incentive a curiosidade e o debate ao ensinar alunos a serem profissionais competentes, polidos e humanos.
Os erros devem ser corrigidos de forma construtiva, para que os discentes aprendam com eles. Feedbacks positivos podem ser usados para incentivar a fala em público e o desenvolvimento de habilidades argumentativas.
Ferramenta útil para isso seria o método socrático, incentivando-os a fazerem questionamentos e , também fazê-los para ajudá-los a construir e questionar seu raciocínio, pensando mais profundamente e chegando à essência do problema.
Outro método seria o de não fornecer respostas imediatas a indagações, dando-lhes tempo para pensar por si mesmos e, posteriormente, dar a orientação esperada para o problema, agregando ao conhecimento já adquirido por eles.
Por fim, cabe ao docente mostrar quem são os bons pensadores e quais fontes de pesquisa confiáveis devem ser utilizadas para que os alunos tenham uma base sólida ao alçar voo tanto no meio acadêmico, como no mercado profissional.