,

Direitos Humanos e Relações Privadas – A nova Coluna do Portal Jurídico Magis

showing-gesture-by-two-fingers-group-feminist-women-have-protest-their-rights-outdoors

Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. O jurista Hermano Victor Faustino Câmara passa a assinar uma coluna quinzenal denominada “Direitos Humanos e Relações Privadas” no Portal Jurídico Magis a partir do dia 30 de outubro (sábado).

O jurista que passa a assinar a coluna “Direitos Humanos e Relações Privadas” é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Direito Civil Constitucional Virada de Copérnico (PPGD-UFPR) e do Núcleo de Direitos Humanos e Vulnerabilidades (PPGD-UFPR). Mestre em Direito e Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor no Centro Universitário Santa Amélia – UniSecal. Coordenador do Projeto de Pesquisa Direitos da Personalidade na Contemporaneidade. Advogado. Integrou a Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB – Seccional RN. Servidor técnico-administrativo em educação da UFRN, tendo integrado e presidido comissões administrativas e conselhos.

O jurista destaca que:

“No cenário de constitucionalização do Direito Civil, a dimensão existencial das relações privadas assume protagonismo, numa tendência de despatrimonialização e repersonalização da esfera cível, cada vez mais intensa na prática jurídica. Nesse contexto, não apenas a Constituição, mas também o debate dos Direitos Humanos passa a influenciar de maneira muito significativa a ambiência privada. Diante disso, direitos da personalidade, relações familiares e temáticas afins serão discutidas na coluna Direitos Humanos e Relações Privadas!”

A criação da coluna “Direitos Humanos e Relações Privadas” é um reflexo dos novos tempos, nos quais faz-se necessário (re)pensar o direito para além do mero estado da arte, realizando críticas e prospecções de modo a aventar novos rumos, interlocuções e correntes de pensamento que privilegiem, sobretudo, os direitos fundamentais da pessoa humana.

____________________

Equipe Magis

Compartilhe nas Redes Sociais
Anúncio