Filosofando Direito – A nova Coluna do Portal Jurídico Magis

book-library-with-old-open-textbook-stack-piles-literature-text-archive-reading-desk

Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. O jurista Felipe Gomes Carvalho passa a assinar uma coluna quinzenal denominada “Filosofando Direito” no Portal Jurídico Magis a partir do dia 05 de agosto (quinta-feira).

O jurista que passa a assinar a coluna “Filosofando Direito” é egresso do curso Direito Integral da Escola Superior Dom Helder Câmara em Belo Horizonte, Minas Gerais. Local onde teve a oportunidade de conhecer e se aprofundar no tema da filosofia do direito. O jurista emprega contínuos esforços no desenvolvimento das interlocuções entre o direito e a filosofia, sob um prisma crítico e analítico da sociedade como um todo.

O pesquisador destaca que:

Trabalhar o Direito em conjunto com a Filosofia é tarefa imprescindível quando se pretende ultrapassar os limites da dogmática jurídica e se enveredar pela zetética normativa. É pois, com base nessa ideia, que a coluna “Filosofando Direito”, se voltará a discorrer de maneira simples e despretensiosa sobre questões, relações e conceitos jurídicos a partir da leitura hermenêutica e jus-filosófica do Direito. Ao abordar noções como justiça, direitos humanos, direitos fundamentais, regras, princípios, assim como a própria história do Direito e o processo de construção, compreensão e interpretação da linguagem jurídica, a coluna convida a todos a perceber a ciência jurídica como instrumento vital para a secularização de ideais e comportamentos, e principalmente da estruturação e manutenção do fenômeno civilizatório.”

A criação da coluna “Filosofando Direito” é um reflexo da mudança dos tempos, não só no âmbito da advocacia ou do direito, mas de todo o mundo. A sociedade progressivamente apresenta maior interesse nas relevantes problemáticas levantadas pela filosofia. Nesse contexto, demonstra-se imprescindível abordar no Portal Jurídico Magis um tema de tamanha profusão e importância, perquirindo e analisando sob um prisma jus-filosófico os mais diversos institutos do direito.

____________________

Equipe Magis

Compartilhe nas Redes Sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Continue Lendo
Anúncio