Direito Civil e Contemporaneidade: Novas Perspectivas e Desafios

homem escrevendo e usando computador em uma mesa

Com a criação do Portal Jurídico Magis pela AGEJ – Associação Guimarães de Estudos Jurídicos, o portal está consolidando um time de colunistas que se prestam a analisar praticamente todo o espectro do Direito por meio de algumas das temáticas mais atuais do Direito Contemporâneo. O jurista Caio César do Nascimento Barbosa passa a assinar uma coluna quinzenal denominada “Direito Civil e Contemporaneidade: Novas Perspectivas e Desafios” no Portal Jurídico Magis a partido do dia 21 de julho (quarta-feira).

O jurista que passa a assinar a coluna “Direito Civil e Contemporaneidade: Novas Perspectivas e Desafios” é egresso do curso Direito Integral da Escola Superior Dom Helder Câmara em Belo Horizonte, Minas Gerais. Local onde teve a oportunidade de aprofundar seus estudos no âmbito do Direito Civil, notadamente da Responsabilidade Civil, bem como publicar artigos sobre o tema em obras coletivas e periódicos nacionais e internacionais.

A ideia por detrás da coluna “Direito Civil e Contemporaneidade: Novas Perspectivas e Desafios” é de apresentar aos leitores alguns tópicos a respeito do Direito Civil Constitucionalizado, bem como apresentar suas conexões com as novas e inovadores perspectivas do Direito Digital.

Na avaliação do pesquisador:

“O tema do Direito Civil, hoje, é da mais alta ordem. Nessa toada, demonstra-se imperioso estudar e dissertar sobre o Direito Civil Contemporâneo e seus desafios na sociedade 4.0. A atual conjuntura da sociedade permite que novos desafios sob a ótica cível sejam estudados acompanhando os avanços cotidianos, seja no aspecto tecnológico, seja na efetivação de direitos e garantias fundamentais, Logo, permite-se que velhos institutos sejam remodelados para que se adequem às novas relações humanas, em grande parte marcadas pelo uso da tecnologia”.

A criação da coluna “Direito Civil e Contemporaneidade: Novas Perspectivas e Desafios” é um reflexo da nova perspectiva que se estabelece no Direito Brasileiro, na qual se procede a uma releitura das normativas clássicas à luz do texto constitucional. Ademais, as novas tecnologias se inserem nesse contexto propiciando uma confluência única de fatores capazes de alterar de modo significativo a estrutura do Direito Civil.

____________________

Equipe Magis

Compartilhe nas Redes Sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Continue Lendo
Anúncio